1º de dezembro, dia mundial de combate à Aids

1º de dezembro, dia mundial de combate à Aids

O Instituto Pauliprev se junta a diversas entidades públicas e privadas para convocar uma ampla conscientização a respeito da Aids. Dia 1º de dezembro comemora-se mundialmente o dia de combate à Aids. A Aids é uma das doenças mais preocupantes da humanidade porque mesmo tendo reduzida sua letalidade, não tem cura comprovada cientificamente. Para o presidente da Pauliprev, “promover e incentivar campanhas preventivas é uma missão faz de uma entidade pública uma multiplicadora de informações relevantes e com atuação socialmente responsável”.

O Dia Mundial de Combate à AIDS é uma data voltada para que o mundo una forças para a conscientização sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Essa conscientização ocorre desde o final dos anos 80, quando milhares de pessoas ao redor do mundo direcionam sua atenção para essa doença, como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento e incentivar a análise sobre a Aids pela sociedade e órgãos públicos.

“Campanhas de conscientização são de extrema importância, pois possibilitam a reflexão sobre as formas de prevenção, considerando que a Aids não tem cura. É importante buscar informação para que se elimine qualquer forma de preconceito”, aponta Ediana Ferreira Brito, assistente social da Pauliprev

Dezembro vermelho

Em 1987, a ONU criou esta campanha e, em 1991, a fitinha vermelha surgiu com artistas de Nova York, para lembrar a luta contra a AIDS e transmitir compreensão, solidariedade e apoio aos portadores do vírus HIV. No Brasil, o projeto foi adotado em 1988, pelo Ministério da Saúde.

X
Pular para o conteúdo