“Novembro Azul” na Pauliprev busca conscientizar sobre câncer de próstata

“Novembro Azul” na Pauliprev busca conscientizar sobre câncer de próstata

Depois do Outubro Rosa, mês em que as atenções ficam voltadas à disseminação de informações sobre prevenção ao câncer de mama, a campanha de saúde imediatamente seguinte é o Novembro Azul, destinado a conscientizar a população masculina acerca dos riscos do câncer de próstata. Com esse espírito, o Instituto Pauliprev prepara um conjunto de ações para chamar a atenção para essa doença com a divulgação de um vídeo educacional em seu site, folhetos explicativos e mural temático na recepção da autarquia.

A ideia é buscar maior educação em saúde por parte da coletividade. O objetivo é alertar a comunidade sobre a melhor forma de prevenir doenças mais recorrentes e de maior letalidade. “No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca)”, revela Marcos André Breda, Presidente do Instituto Pauliprev.

A doença se caracteriza pelo crescimento desordenado de células prostáticas causando a patologia. Como todo câncer, o que atinge a próstata é uma doença com implicações locais como provocar alterações nas funções urinárias.

O câncer de próstata é o que mais afeta o homem, a primeira causa de câncer no homem e a segunda que mais mata. Pesquisas mostram que a cada ano mais de 68 mil homens desenvolvem câncer de próstata, e destes, 15 mil morrem em decorrência da doença. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Entre os principais sinais e sintomas da doença estão: dificuldade em urinar, micção frequente (vontades súbitas e frequentes de urinar), fluxo urinário fraco, sangue na urina ou sêmen etc.

A doença é causada por alterações genéticas da próstata, com o avanço da idade e com questões associadas à genética, hábitos de vida, principalmente os alimentares. Com o passar dos anos as células de transformam em células malignas que culminam no câncer de próstata.

 

Prevenção

Todo homem a partir de 50 anos deve conversar com o seu médico para realizar os exames de toque e (PSA). Homens da raça negra ou que tenham alguém na família acometido por câncer de próstata devem iniciar esse rastreio um pouco mais cedo, por volta dos 45 anos de idade, pois têm maior risco da doença. Estudos demonstram que algumas alterações genéticas como alterações do (PRCA) ligados ao câncer também podem predispor o câncer de próstata, nesses homens o início dos exames deve começar aos 40 anos de idade.

Os exames devem ser feitos anualmente, entretanto o urologista pode solicitar que eles sejam feitos a cada dois anos ou até mesmo eventualmente com prazo mais curto.

 

Risco

O principal fator de risco é a idade, quanto mais idoso for o homem maior o seu risco em desenvolver o câncer de próstata. O fator genético também é considerado fator de risco, ter alguém na família com câncer de próstata seja ela pai, irmão, tio ou outra pessoa da família que tenha ou já teve a doença.

Alimentação rica em gordura e proteína animal também é um fator de risco, por isso a importância em manter uma dieta balanceada rica em frutas, legumes e vegetais, fazendo algumas substituições como trocar a carne vermelha pela carne de peixe.

X
Pular para o conteúdo