PAULIPREV PROMOVE CAMPANHA “JANEIRO BRANCO” PARA PREVENÇÃO A DOENÇAS QUE PREJUDICAM A SAÚDE MENTAL
O Instituto Pauliprev promove e apoia neste mês de janeiro uma campanha voltada para a melhoria da saúde mental. A ideia é dar publicidade a um tema nem sempre acessível às pessoas. Trata-se de campanha “Janeiro Branco”, criada e promovida por psicólogos, que tem como objetivo estimular a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida. A campanha é voltada para todos, pois quanto mais pessoas tiverem conhecimento, maior será o debate e a ruptura de ideias errôneas em relação à terapia e aos cuidados com a saúde mental.
Na recepção da autarquia foi montado um painel temático com informações sobre o assunto. No site do Instituto também podem ser encontradas informações acerca da prevenção e os cuidados com a saúde mental.
“O mês de janeiro foi escolhido por simbolizar culturalmente um período de renovação de esperanças e de novos projetos de vida, já que em todo fim de ano avaliamos o que passamos e planejamos o que está por vir”, explica Marcos André Breda, presidente do Instituto Pauliprev.
A campanha “Janeiro Branco” propõe o debate e a elaboração de ações em benefício de nosso bem-estar, com a pretensão de difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional, como um estado de equilíbrio.
Importância da conscientização
Cuidar da saúde mental é uma questão de autoconhecimento. É evitar doenças e criar estratégias para lidar com as várias situações do cotidiano.
A conscientização sobre o assunto é imprescindível já que os cuidados com a saúde mental ainda são alvo de preconceito, principalmente em uma época em que as aparências são hipervalorizadas.
Muitos consideram a busca por ajuda profissional um sinal de fraqueza e o pouco conhecimento sobre os benefícios da psicologia aumenta ainda mais esse prejulgamento.
Preocupação com a saúde mental
Cada pessoa vive e interpreta experiências de modo particular. Entretanto, os principais sinais de alerta são os quadros de estresse, tristeza, desânimo e a dificuldade em manter relações interpessoais.
Além de melhorar o quadro do paciente, a terapia é uma das principais medidas para combater esses problemas, porque auxilia a lidar de forma mais favorável com o mundo e, principalmente, com a própria pessoa
É muito importante que as pessoas que apresentam e percebam os sintomas não esperem por melhora sem a orientação de um profissional de saúde. Nesse caso, deve-se buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde da região onde se reside, a fim de que seja realizado o acompanhamento pelas equipes de Saúde da Família, além dos encaminhamentos, quando necessário, para o atendimento especializado nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Em caso de surto psiquiátrico, é preciso acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para ser encaminhado ao atendimento de urgência e emergência mais próximo
O Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza o Portal Disque 188 para auxiliar na prevenção do suicídio. Este é um serviço gratuito de apoio emocional, que funciona em todo o território nacional 24h por dia, diariamente, sem exceção de feriados, sábados e domingos.
A ligação para o Disque 188 além de não ter custo, independentemente do aparelho telefônico, que pode ser celular ou fixo, é sigilosa e tem garantia de anonimato. Qualquer pessoa que estiver necessitando do suporte pode realizar a chamada, assim um atendente ouvirá e auxiliará o solicitante.