Pauliprev promove campanha ‘Agosto Dourado’ para incentivar aleitamento materno
A cor dourada representa o leite materno na campanha mundial para incentivar o aleitamento materno. Por isso, o Instituto Pauliprev está apoiando a campanha “Agosto Dourado”, apoiada por uma lei federal criada em 2017. A ideia é reforçar a iniciativa em prol do aumento das taxas de aleitamento materno, conforme indicação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A cor dourada foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o leite materno um “alimento de ouro”.
Informações no site da autarquia, um painel temático instalado na recepção da repartição pública são algumas das ações da Pauliprev para dar amplitude a essa iniciativa. “Dentre os muitos benefícios, o aleitamento materno possibilita maior interação entre mãe e bebê, tem alto teor nutritivo, além de dar ao bebê anticorpos para sua melhor proteção”, avalia Marcos André Breda, presidente do Instituto Pauliprev.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. E ainda que introduzidos os primeiros alimentos sólidos no cardápio do bebê, o aleitamento materno se estenda até os 2 anos de idade, pelo menos.
Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, o ato de amamentar é bom não só para a saúde do bebê, como também para a saúde da mulher, pois reduz as chances de sangramento pós-parto; ou de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto do coração. A amamentação ainda colabora com a mulher a perder mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez.