Pauliprev alerta para riscos do câncer de próstata com a campanha “Novembro Azul”

Pauliprev alerta para riscos do câncer de próstata com a campanha “Novembro Azul”

O Instituto Pauliprev dá seguimento a sua campanha de prevenção de doenças de maior incidência na população com o “Novembro Azul”, visando buscar maior educação em saúde por parte da coletividade. O objetivo é alertar a comunidade sobre a melhor forma de prevenir doenças mais recorrentes e de maior letalidade. “Como uma autarquia, temos também responsabilidades em relação à informação que pode ajudar a coletividade, por isso estamos lançando essa campanha permanente, que tem relevante interesse público”, explica Marcos André Breda, presidente da Pauliprev.

O “Novembro Azul” é uma campanha de prevenção ao câncer de próstata. Trata-se de uma oportunidade especial para os homens cuidarem de sua saúde, conhecerem mais sobre a doença e agirem a favor de um diagnóstico precoce.

Na Pauliprev, o projeto foi idealizado pelo departamento de Perícias do instituto, e entra em seu segundo mês. Para a enfermeira Josélia de Jesus Garcia, “considerar a educação em saúde como disciplina de ação significa dizer que o trabalho será dirigido para atuar sobre a conscientização das pessoas”.

Na recepção há um painel temático com informações acerca da doença e formas de prevenção. Dia 24 de novembro haverá uma entrega de folhetos informativos e lacinhos azuis aos servidores do instituto, como forma de alertar sobre a doença.

 

Câncer de próspata

Doença que se caracteriza pelo crescimento desordenado de células prostáticas causando a patologia. Como todo câncer, o que atinge a próstata é uma doença com implicações locais como provocar alterações nas funções urinárias.

O câncer de próstata é a segunda causa de morte na população masculina depois do câncer de pele. Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do País e pelo aumento na expectativa de vida do brasileiro.

Entre os principais sinais e sintomas da doença estão: dificuldade em urinar, micção frequente (vontades súbitas e frequentas de urinar), fluxo urinário fraco, sangue na urina ou sêmen etc.

 

Dezembro vermelho

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), no próximo mês a campanha de mobilização nacional será denominada Dezembro Vermelho.

X
Pular para o conteúdo