PAULIPREV APOIA CAMPANHA “AGOSTO DOURADO”, QUE INCENTIVA ALEITAMENTO MATERNO

PAULIPREV APOIA CAMPANHA “AGOSTO DOURADO”, QUE INCENTIVA ALEITAMENTO MATERNO

O Instituto Pauliprev aderiu às ações para incentivar o aleitamento materno neste mês de agosto. A iniciativa é engrossar a campanha nacional que busca dar maior visibilidade ao tema, com ações de conscientização e aumento das informações sobre os benefícios do aleitamento materno. O “Agosto Dourado”, como é denominada a campanha valoriza o aumento de informações para as mães puérperas, pois o aleitamento materno reduz de forma considerável os índices de mortalidade infantil.

No site da Pauliprev, na seção “Últimas Notícias” é possível acessar informações sobre o “Agosto Dourado”. A campanha recebe essa cor como homenagem porque a cor dourada representa o leite materno, um alimento de qualidade ouro para os bebês e crianças.

Atualmente existe uma semana direcionada ao tema amamentação, que ocorre entre os dias 1º e 7 de agosto em vários países. A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é coordenada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês), que define um tema a cada ano e promove ações globais mostrando a importância da amamentação para crianças e mães. O tema definido pelo WABA-para 2021 é: “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”.

Desde 1999 é comemorada no Brasil a semana de aleitamento materno com a coordenação do Ministério da Saúde.

Em 2017, foi sancionada a lei n° 13.435, que institui o mês de agosto como o mês do Aleitamento Materno. A lei prevê a realização de encontros e palestras com a sociedade sobre o tema, além da decoração nos espaços públicos com a cor dourada.

Para o presidente da Pauliprev, Marcos André Breda, “a campanha ‘Agosto Dourado’ a cada ano vem ganhando mais força no Brasil, pois a informação e o conhecimento são importantes para a conscientização em massa da população sobre o aleitamento materno”.

 

BANCOS DE LEITE MATERNO

Nos casos em que a mãe tem maior produção de leite, é possível doar o alimento para que outras crianças se beneficiem do leite, principalmente as crianças que nasceram prematuras e que estão na fase neonatal. Atualmente, o Brasil possui a maior rede de banco de leite materno do mundo.

X
Pular para o conteúdo