Pauliprev mira excelência na gestão e obtém Certificado Pró-Gestão-RPPS

Pauliprev mira excelência na gestão e

obtém Certificado Pró-Gestão-RPPS

Programa nacional busca aprimorar gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social e conferir mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. Pauliprev ganha aderência 1, passo inicial dentro da estrutura do Pró-Gestão

Alinhado com as melhores práticas de administração de recursos de regimes próprios de previdência social e concessão de benefícios previdenciários, a Pauliprev vem aumentando a transparência de seus processos internos e seu relacionamento com fundos de investimentos. Essa postura garantiu ao Instituto sua certificação com o selo Pró-Gestão, da Secretaria Nacional da Previdência, ligado ao Ministério da Economia. O Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – Pró-Gestão RPPS verifica e audita os resultados dos institutos de previdência que implementaram as ações do programa distribuídas nas suas três dimensões: controles internos, governança corporativa e educação previdenciária. “Esse certificado é um reconhecimento que estamos no caminho certo”, revela Marcos André Breda, presidente da Pauliprev.

O processo para obtenção deste importante certificado de qualidade teve início na Pauliprev em 2018 na gestão do então presidente José de Freitas Guimarães, que vislumbrou a possibilidade do instituto dar um saldo de qualidade e melhoria contínua em seus processos. E teve sequência com a presidente seguinte, Nívia Carla da Fonseca, com atendimentos e preenchimentos de requisitos exigidos pelo programa Pró-Gestão. “Esse esforço envolve muitas mãos e muitos profissionais merecem ser valorizados pela conquista”, entende André Breda.

A certificação é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão destinado a atestar a qualidade e a funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, gestão ambiental, dentre outros. É a avaliação, por entidade externa credenciada, do sistema de gestão de uma organização e o reconhecimento de que está de acordo com determinadas normas de referência. A certificação serve para declarar explicitamente que determinada situação é verdadeira e deve ser formal, feita segundo procedimentos padronizados e documentados, devendo ser reavaliada e renovada periodicamente. O processo de certificação proporciona benefícios internos e externos à organização. Externamente, ela pode obter maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais se relaciona. Internamente, obter um certificado de conformidade ajuda a conhecer, organizar e melhorar os processos da instituição, evitar o retrabalho, reduzir custos e alcançar maior eficiência e racionalização. O gestor consegue ter uma visão abrangente dos processos e de como eles contribuem para os resultados pretendidos.

A certificação institucional não se confunde com a certificação individual de qualificação, pois enquanto esta reconhece a capacitação obtida por um determinado servidor ou gestor, aquela alcança o conjunto de práticas adotadas por uma organização.

O Pró-Gestão possui quatro níveis de aderência conforme o grau de comprometimento de cada instituto. A Pauliprev obteve o nível I, e posteriormente vai buscar atingir as etapas mais complexas para as aderências 2, 3 e 4. Esse programa foi criado para incentivar os RPPS’s a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, de forma a proporcionar maior controle dos seus ativos e passivos e a conferir mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. “Atualmente estamos enfrentando vários desafios que têm transformado a autarquia em um instituto previdenciário que respeita princípios éticos e que defende os interesses de seus beneficiários sob a ótica da legislação vigente”, revela André Breda.

Atualmente existem no país cerca de 2.100 RPPSs, que contam com quase 10 milhões de segurados, entre servidores ativos, aposentados e pensionistas, e são responsáveis pela gestão de recursos acumulados superiores a R$ 200 bilhões. Destes institutos, apenas 163 aderiram ao Pró-Gestão e somente 22 estão certificados, dentre eles a Pauliprev. O desafio agora é superar problemas alinhados com a questão atuarial e financeira, de modo a garantir, com sustentabilidade, a concessão e manutenção dos benefícios previdenciários aos seus segurados e dependentes.

Pauliprev
E-mail: imprensa@pauliprev.sp.gov.br