Pauliprev promove campanha Outubro Rosa com informações sobre prevenção
O Instituto Pauliprev inicia neste mês de outubro uma campanha permanente para buscar maior educação em saúde por parte da coletividade. Neste primeiro momento, o enfoque será interno, com os servidores da autarquia como público-alvo para, em seguida, envolver os servidores públicos municipais aposentados e pensionistas de Paulínia. A campanha começa com a ação “Somos Outubro Rosa”, com o objetivo de difundir informações e aumentar a prevenção aos riscos de câncer de mama, o mais comum entre as mulheres e uma das doenças graves que mais vitimam mulheres no Brasil e no mundo.
O objetivo é alertar a comunidade sobre a melhor forma de prevenir doenças mais recorrentes e de maior letalidade. “Como uma autarquia, temos também responsabilidades em relação à informação que pode ajudar a coletividade, por isso estamos lançando essa campanha permamente, que tem relevante interesse público”, explica Marcos André Breda, presidente da Pauliprev.
O projeto foi idealizado pelo departamento de Perícias do instituto, e terá seu dia “D” nesta quarta-feira, dia 21 de outubro. Para a enfermeira Josélia de Jesus Garcia, “considerar a educação em saúde como disciplina de ação significa dizer que o trabalho será dirigido para atuar sobre o conhecimento das pessoas, para que elas desenvolvam juízo crítico e capacidade de intervenção sobre suas vidas e sobre o ambiente com o qual interagem e, assim, criarem condições para se apropriarem de sua própria existência”.
No lançamento, todos os servidores que tiverem agenda naquele dia receberão folheto explicativo sobre o câncer de mama. Também foi instalado um painel temático na recepção da autarquia, sobre o assunto. Os servidores receberão lacinhos cor de rosa para fixação em suas blusas e camisas. A ideia é que os servidores usem rosa no dia do lançamento. No site, também haverá informações sobre a campanha.
No Outubro Rosa 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização “Quanto antes melhor”. O principal objetivo é chamar a atenção para a adoção de um estilo de vida saudável no cotidiano, com ações relativas à prática de atividades físicas e uma alimentação saudável e equilibrada, para prevenção de várias doenças, entre as quais o câncer de mama.
“De maneira geral a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e estímulo aos fatores protetores, de modo especial aqueles que podem ser modificados com a adoção de hábitos saudáveis. Por isso que o movimento é tão importante e deve ser cada vez mais difundido e adotado também pelas empresas”, explica Josélia.
Ao todo são 11 temas que serão trabalhados mês a mês. Em novembro, a campanha enfocará a prevenção ao câncer de próstata, com o Novembro Azul. Associar uma “cor” a um mês mostrou-se uma boa ferramenta para a disseminação de informações relacionadas á saúde. As campanhas do “Outubro Rosa” e do “Novembro Azul” estão entre as mais bem sucedidas e inspiraram muitas outras.